quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Inclusão Digital na Educação Infantil

Para as alunas do Magistério.

01. Leia o texto a seguir - A Inclusão Digital na Educação Infantil.

02. Faça uma síntese sobre o artigo lido.

03. Deixe uma sugestão de site que pode ser utilizado na Educação Infantil.

* O trabalho pode ser realizado em dupla, deve ser respondido como um comentário e o prazo de entrega é até o dia 30/05.

10 comentários:

Denise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A inclusão digital na educação infantil é de suma importância, visto que, atualmente, não há como ver-se fora do mundo digital, e precisamos preparar nossas crianças para o amanhã. O Município de Porto Alegre é muito consciente ao realizar este trabalho de inclusão e, principalmente, por nomear profissionais capacitados na área de informática para realizarem este trabalho. Aliar conteúdo à informática é a melhor forma de trazer o aluno de hoje para a escola. Enfim, tecnologia é uma ferramenta que auxilia o educador, porém precisa ser bem direcionada.
Silvana Lúcia e Kethren - terceiro semestre

Unknown disse...

A era digital impõe uma nova visão de existir no mundo e media a ação do homem com o meio. A utilização das novas tecnologias, no processo educativo, cria novas formas de ensinar e aprender, criando motivação a professores e alunos, auxiliando no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da possibilidade de execução na construção do conhecimento. Os recursos educativos associados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos, e sua utilização deve partir da realidade e dos elementos da vida deles, além disso, causar impacto e despertar o interesse.
Recentemente 52 escolas de ensino fundamental de POA possui Laboratório de Informática com computadores modernos, projetores multimídias, e esses recursos possibilitam professores e alunos intensificar o processo educacional de forma a torná-lo mais eficiente, rico e atrativo para todos os envolvidos no processo. Um bom educador deve interferir no processo educativo de forma inovadora, desenvolvendo a competência do saber pensar, sempre buscando novas formas de aprender. O aluno deve ser coautor de seu próprio conhecimento, pronto a aprender a aprender e a modificar sua realidade e o meio em que vive.
Formação dos professores, visando a qualificar o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, onde eles relatam que a aprendizagem para o uso da tecnologia começa em sala de aula e de forma lúdica, aproveitando a experiência dos alunos com esse tipo de material. Multimeios e educação infantil, possibilidades de interação e construção de conhecimento, os professores participam do processo de criação utilizando historias infantis e animação através de software. Em escolas de educação infantil já é utilizado a Inclusão Digital onde os alunos aprendem brincando.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/memoria-higiene.html em 29/05
LUCIANE BORGES, SILVANA SILVA
MAGISTÉRIO 3

Unknown disse...

A era digital impõe uma nova visão de existir no mundo e media a ação do homem com o meio. A utilização das novas tecnologias, no processo educativo, cria novas formas de ensinar e aprender, criando motivação a professores e alunos, auxiliando no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da possibilidade de execução na construção do conhecimento. Os recursos educativos associados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos, e sua utilização deve partir da realidade e dos elementos da vida deles, além disso, causar impacto e despertar o interesse.
Recentemente 52 escolas de ensino fundamental de POA possui Laboratório de Informática com computadores modernos, projetores multimídias, e esses recursos possibilitam professores e alunos intensificar o processo educacional de forma a torná-lo mais eficiente, rico e atrativo para todos os envolvidos no processo. Um bom educador deve interferir no processo educativo de forma inovadora, desenvolvendo a competência do saber pensar, sempre buscando novas formas de aprender. O aluno deve ser coautor de seu próprio conhecimento, pronto a aprender a aprender e a modificar sua realidade e o meio em que vive.
Formação dos professores, visando a qualificar o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, onde eles relatam que a aprendizagem para o uso da tecnologia começa em sala de aula e de forma lúdica, aproveitando a experiência dos alunos com esse tipo de material. Multimeios e educação infantil, possibilidades de interação e construção de conhecimento, os professores participam do processo de criação utilizando historias infantis e animação através de software. Em escolas de educação infantil já é utilizado a Inclusão Digital onde os alunos aprendem brincando.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/memoria-higiene.html em 29/05
LUCIANE BORGES, SILVANA SILVA
MAGISTÉRIO 3

Maria Darlise e Ana Maria disse...

Inclusão digital na educação infantil
Síntese: A aprendizagem faz parte da natureza humana. O papel do sistema educacional é oferecer, sempre que possível, uma nova forma de aprender, auxiliando sempre na construção de uma nova sociedade que se depara cada vez mais com novas tecnologias digitais ( forma de comunicação da nova era). O sistema educacional deve poder oferecer sempre os recursos tecnológicos possíveis para um bom funcionamento do processo educacional, pois são ferramentas facilitadoras no processo ensino e aprendizagem, que devem acontecer com um ensino bem desenvolvido em sala de aula (material humano). A inclusão digital nas escolas permite uma nova forma de aprender, inovando, com isso, a construção do conhecimento.
Sugestão para ser utilizada na educação infantil : Cursos de aprimoramento para os educadores de séries iniciais.

Anônimo disse...

Devido a era tecnológica em que vivemos, a inclusão digital, se faz necessária e possibilita aos indivíduos a interação na sociedade em que estão implantados, fazendo-se essencial que o sistema educacional também se associe e se ajuste, formando profissionais qualificados, afim de disponibilizar aos alunos recursos atrativos que possam ser inseridos em seus cotidianos por meio da tecnologia e também como uma técnica para o ensino e aprendizagem.


Patrícia Menezes e Jéssica Gomes / 1° Semestre – Magistério

Anônimo disse...

Dica de site: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/

Patrícia Menezes e Jéssica Gomes / 1° Semestre – Magistério

Eliane Nery e Tatiane Costa disse...

Com a nova Era Digital, que acabou substituindo a oral e a escrita , cresceu a demanda pela inclusão digital.Mas não basta apenas equipar as salas de aula e pôr internet, é preciso investir no material humano.Só um professor capacitado nesta área seria o mediador ideal entre o aluno e o aprendizado.Um bom mestre é aquele que fomenta a vontade de aprender nos seus alunos.A internet é um campo minado, onde uma criança pode acabar se perdendo em meio a tantas informações e cultura inútil.A informática educativa para séries iniciais, deve ser aproveitada ao máximo, se isso acontece, todos saem ganhando.

Anônimo disse...

A tecnologia serve para a comunicação nos dia de hoje.
É nessessário que se tenha recursos tecnológicas para que os alunos possam ser inseridos na nossa sociedade,ou seja,para que eles possam se aperfeiçoar na educação.
Os recursos educativo assodiados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos de hoje.
A informática é importante ser usada nas prés-escolas,ecolas de ensino fundamental,escolas de ensino médio e cursos proficionalisantes.

Cássia Elisabete Kühne